Manutenção Preventiva

Adiar um problema nunca é uma boa ideia. No caso da manutenção de apartamentos residenciais, pequenos detalhes podem evoluir para prejuízos enormes se forem negligenciados. Por isso, é muito importante fazer a manutenção preventiva. A INNOVA Housing separou algumas dicas que podem te ajudar a organizar esse processo e evitar dores de cabeça posteriores.

Um passo importante é fazer a manutenção da hidráulica. Às vezes, é fácil perceber quando há um vazamento, seja pelo gotejamento de uma pia ou descarga, ou quando armários ficam sempre molhados. Mas em alguns casos eles só aparecem depois que já causaram grandes estragos. Já vimos muitos exemplos de vazamentos que causaram infiltrações em apartamentos vizinhos, aumentando os gastos com as reformas necessárias. O ideal é agendar revisões periódicas com empresas especializadas, que vão analisar os encanamentos e também fazer a limpeza de ralos.

As instalações elétricas também precisam ser revisadas de tempos em tempos. Há um desgaste natural da fiação com o tempo, e se a manutenção preventiva não for feita curtos-circuitos se tornarão constantes. A contratação de profissionais habilitados é imprescindível para garantir a segurança dos reparos. Afinal, não podemos esquecer que existem riscos ao se trabalhar com eletricidade.

Não é só isso. É importante fazer ainda a manutenção periódica do sistema de ar-condicionado, evitando que a sujeira fique acumulada nos aparelhos. Em locais com maior umidade, também é essencial tomar cuidado com o mofo. Se o problema for empurrado para a posteridade, ele pode piorar e causar até a infiltração em outras unidades do condomínio. Contrate uma empresa de gesso que faça o serviço e reforme a parede e o teto.

Pode até parecer que a manutenção preventiva dá muito trabalho. De fato, exige um cuidado especial e atenção para que tudo esteja sempre em ordem. Mas vale a pena. Reduz custos com reparos emergenciais, garante o funcionamento perfeito do apartamento e evita danos estruturais.