Vivendo em condomínios

Aqui, na INNOVA Housing, sabemos que a boa convivência em um condomínio residencial é um dos grandes desafios de uma gestão eficiente. Nem sempre todos os moradores mantêm uma comunidade em harmonia, e os atritos atrapalham a vida de todos. Mas saiba que é possível mudar essa situação e estimular um ambiente agradável.

A estratégia principal para garantir a convivência é a comunicação. E ela deve ser feita em vários estágios. Desde a apresentação inicial da administradora e do síndico aos condôminos que estão chegando, sejam eles donos do apartamento ou inquilinos, até a notificação regular de novidades, assembleias, decisões e mudanças no empreendimento ou nas operações cotidianas. Mantendo um canal de comunicação aberto e atualizado, a relação com os moradores será mais próxima.

Criar um engajamento é importante para que todos se sintam parte de uma comunidade. Nas reuniões, convocar cada um a participar das decisões gera envolvimento. E isso vale para protocolos de segurança, uso adequado de áreas comuns, como piscina e academia, e também para qualquer reforma ou nova contratação de serviços. Ao participar desses momentos, todos passam a zelar de forma individual para o cumprimento do que foi estabelecido.

Os moradores também precisam compreender que fazem parte de uma estrutura em que há regras e que o objetivo da coletividade deve vir sempre em primeiro lugar. Festas barulhentas que atrapalham todos os condôminos, por exemplo, não podem ser frequentes. Regras claras, boa organização e a manutenção em dia causam uma boa impressão em quem chega. Em geral, mesmo quem chega depois logo entende como é o funcionamento do condomínio e passa a adequar sua rotina e suas ações àquele ambiente.

Não há segredo. Boa comunicação, engajamento, regras claras e uma operação eficiente são a chave para uma comunidade unida e respeitosa!